O Pilates foi desenvolvido na década de 20, por Joseph Pilates. É um sistema completo de exercícios desenvolvido com base no controle da mente sobre os músculos. É excelente para melhorar a flexibilidade, a consciência corporal, o equilíbrio, a força muscular e a postura.

Os exercícios do pilates proporcionam um trabalho mais completo e harmônico, capaz de desenvolver os músculos mais profundos do abdômen através da respiração associada aos movimentos. Fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.

O método baseia-se no princípio da individualidade biológica, respeitando os limites, capacidades e objetivos de cada um, por esse motivo é um método que atende todas as faixas etárias, pode ser praticado desde a infância até a terceira idade e, também, muito indicado para as gestantes. Além de ser uma ótima opção para aquelas pessoas que querem se exercitar e ficar com os músculos tonificados, porém,  não gostam de frequentar academias ou fazer musculação.

O Pilates pode ser realizado em aparelhos, como cadilac, reformer, lader barrel e step chair; ou no solo, com o auxílio de acessórios, como bolas e faixas elásticas.

A aula é realizada, no máximo, com três pessoas. É indicado fazer duas vezes por semana, podendo ser conciliada com outra atividade física.

Mas, sempre antes de iniciar uma atividade física é importante passar por uma avaliação médica, atestando sua aptidão para a prática da mesma.