Você já deve ter ouvido sobre a acupuntura, aquele tratamento que utiliza as famosas agulhinhas, não é mesmo? Mas você como ele funciona e age realmente?
A acupuntura é um termo originado do francês (acu=agulha, puntura=punção), é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um método de tratamento complementar.
O tratamento consiste no diagnóstico e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos” que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas “meridianos chineses” e “canais”, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Também são utilizadas outras técnicas alternativa ou complementarmente, sendo as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos), e a auriculoterapia.
O mecanismo de ação da acupuntura se transmite por via nervosa, além disso o estimulo dos pontos libera neurotransmissores e hormônios, provocando as reações de analgesia, hipoalgesia e de hiper ou hipofunção das estruturas orgânicas.
Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo.
A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.

Moxabustão

É uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa, baseia-se nos mesmos princípios e conhecimento dos meridianos de energia trabalhados na acupuntura.
A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certos regiões do corpo humano.
De história milenar, originária do norte da China, moxabustão significa, literalmente, “longo tempo de aplicação do fogo”, é uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris.
A combustão da Artemísia tem a propriedade de aquecer profundamente. A aplicação do calor produzido pela moxa nos pontos ou meridianos de acupuntura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo.
Aceso, o bastão funciona como um charuto que deve ser aproximado do ponto ao qual se deseja acrescentar energia.

Ventosaterapia

É um tipo de terapia que emprega ventosa.
A ventosa segundo a MTC tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo produzida pelos alimentos e outras fontes poluentes. A estagnação do sangue, escuro e sujo, nos músculos das costas ou das articulações é considerada pela Medicina Oriental como um dos elementos causadores de doenças.
A ventosa é usada para o alivio de dores musculares, melhorar o sistema circulatório e ate mesmo para redução de celulite e gordura localizada, lombalgias, dor abdominal, hipertensão arterial e muitas outras patologias.